segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Quem inventou o semáforo?

Os semáforos estão localizados nas principais ruas das cidades e vilas ao redor do mundo. As luzes vermelhas, amarelas e verdes nos deixam saber quando é seguro dirigir através da interseção e quando andar através da rua , além de quando parar e deixar os pedestres, os ciclistas e os outros carros circularem.



O primeiro sinal de trânsito

Engarrafamentos eram um problema mesmo antes da invenção do automóvel . Isso devido ao número de carruagens puxadas por cavalos e pedestres montados nas estradas de Londres, em 1860. Então, o gerente ferroviário britânico, John Peake Knight, sugeriu a adaptação de um método ferroviário para controlar o tráfego.
As ferrovias usaram um sistema do semáforo com os braços pequenos que estendem de um pólo para indicar se um trem iria passar ou não. Na adaptação de Knight, os semáforos sinalizariam "parar" e "ir" durante o dia, e à noite, luzes vermelhas e verdes seriam usadas. Lâmpadas de gás iriam iluminar o sinal à noite. Um oficial de polícia seria posicionado ao lado dos sinais para operá-los.
O primeiro sinal de trânsito do mundo foi instalado em 9 de dezembro de 1868, no cruzamento da Bridge Street com a Great George Street, na cidade londrina de Westminster, perto das Casas do Parlamento e da Ponte Westminster. Foi um sucesso e Knight previu que mais seriam instalados.
No entanto, apenas um mês depois, um policial que controlava o sinal foi gravemente ferido quando um vazamento de gás causou a explosão de uma das luzes. O projeto foi declarado perigoso para a saúde pública e imediatamente caiu.
Após o acidente, cerca de quatro décadas passaram antes de sinais de trânsito começaram a crescer em popularidade novamente. Em 1910, Ernest Sirrine , um inventor americano, introduziu um sinal de trânsito controlado automaticamente em Chicago. Seu sinal de trânsito utilizava dois braços não iluminados. Os sinais diziam "parar" e "prosseguir".
O primeiro semáforo elétrico usando luzes vermelhas e verdes foi inventado em 1912 por Lester Farnsworth, um policial em Salt Lake City, Utah. O sinal de trânsito de Wire assemelhava-se a uma casa de pássaros de quatro lados montada num poste alto. Foi colocado no meio de uma interseção e foi alimentado por cabos. Um oficial de polícia tinha que mudar manualmente a direção das luzes.
No entanto, o crédito para o "primeiro sinal de trânsito elétrico" normalmente vai para James Hoge . Um sistema baseado em seu projeto foi instalado em 5 de agosto de 1914, em Cleveland. Hoge recebeu uma patente para o sistema em 1918. (Ele havia arquivado seu pedido em 1913.) O sinal de trânsito de Hoge usou as palavras iluminadas alternadas "parar" e "mover" instalado em um único poste em cada um dos quatro cantos de uma interseção. O sistema estava ligado de forma que a polícia e os bombeiros pudessem ajustar o ritmo das luzes em caso de emergência.
William Ghiglieri de San Francisco patenteou o primeiro sinal de trânsito automático que usou luzes vermelhas e verdes em 1917. O projeto de Ghiglieri teve a opção de ser automático ou manual.
Então, em 1920, William Potts , um policial de Detroit, desenvolveu vários sistemas de luz de tráfego automáticos, incluindo o primeiro sinal de três cores, que acrescentou uma luz amarela "cautela".

Nenhum comentário:

Postar um comentário