As larvas do mosquito Arachnocampa são conhecidos por algumas esquisitisses. Eles brilham - seu nome comum, glowworms - e também vivem em tubos que são feitos de muco.
Os glowworms também são responsáveis por uma grande beleza: Eles formam longas, pegajosas "linhas de pesca" de seda e muco que eles lançam nos tetos das caverna para capturar insetos, milípedes, caracóis e outras presas. Recentemente, os cientistas descobriram que a obscuridade do glowworms é mesmo bem profunda. Estas linhas de pesca de seda obtém o seu brilho a partir de uréia , o principal ingrediente da urina.
Uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade de Viena se aventurou em duas cavernas na Ilha Norte da Nova Zelândia e coletou cuidadosamente mais de 4.000 fios pegajosos e incômodos. Eles descobriram que os fios contêm cristais que são feitos parcialmente de uréia, que parece ser produzido no intestino do glowworm (eles giram os fios através de suas bocas). A uréia atrai a umidade do ar, fazendo com que as gotículas se condensem nos fios. Iluminado pela bioluminescência verde-azulada dos glowworms, estas gotículas criam uma atmosfera de fairyland em túneis das cavernas, e aparentemente se mostram irresistíveis para alguns bichos das cavernas.

Nenhum comentário:
Postar um comentário